terça-feira, 13 de maio de 2008

Racismo em cena na final da Uefa





Amanhã Zenit-RUS e Rangers-ESC se enfrentam em Manchester pela final da Copa da Uefa. A partida será realizada as 15h45m e terá transmissão da Record e da ESPN.
As duas equipes finalistas desbancaram os favoritos Bayern de Munique e Fiorentina nas semi-finais. O Rangers eliminou os italianos nos pênaltis. Já o Zenit goleou os alemães em um jogo eletrizante. A revelação da Copa da Uefa e maior destaque no Zenit é o atacante Pavel Pogrebnyak, artilheiro da competição com 10 gols, não jogará a final por estar suspenso.


Porém um fato lamentável parece chamar mais atenção do que a própria final. Em entrevista coletiva, o técnico holandês da equipe russa, Dick Advocaat falou que o seu time não pode contar com jogadores negros. Pois a torcida do Zenit é um das mais racistas do mundo. Houve até problemas na partida contra o Olympique de Marselha, que quase gerou a eliminação da equipe russa. Veja a opinião sobre o assunto em uma comunidade do orkut: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=24168749&tid=2599899218604868146


Já o time escocês era considerado preconceituoso. O Rangres de torcida protestante, não aceitava jogadores católicos, porém, felizmente, há 20 anos a equipe mudou de idéia. O Rangers terá os desfalques: os atacantes Steven Naismith e Chris Burke e o goleiro Allan McGregor.

Prováveis escalações:
Zenit - Malaféev; Anyukov, Shirókov, Krizhanats, Sirl; Denísov, Timoschuk, Ziriánov, Domínguez; Arshavin e Tekke (Fayzulin). Técnico: Dick Advocaat.




Rangers - Alexander; Broadfoot, Weir, Cuellar, Papac; Novo, Davis, Dailly, Hemdani, Whittaker; Darcheville. Técnico: Walter Smith.

Nenhum comentário: