sexta-feira, 4 de abril de 2008

Os números da Liga dos Campeões

Começou nessa semana a fase de quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa, mais importante torneio interclubes do mundo. Nada melhor do que dar uma passada pelos números da competição até o momento para entender o que vem acontecendo nos gramados europeus. Depois de analisar é só votar no seu favorito na enquete ao lado.

Artilheiros

O goleador da competição por enquanto é o português Cristiano Ronaldo, com 7 gols. Logo atrás vem o argentino Lionel Messi, que já marcou 6 vezes, mas vem sendo prejudicado por constantes lesões musculares. Cinco jogadores já marcaram 5 gols, mas apenas dois ainda estão na disputa, o capitão Steven Gerrard e o brasileiro Deivid.
Essa briga parece ter Ronaldo como vencedor fácil, devido à exuberante forma com que vem se apresentando.

Assistências


Outra disputa que parece já ter um campeão: o craque brasileiro Alex, que deu 6 passes para gols e lidera o Fenerbahçe na surpreendente campanha do time. O jogador mais próximo que ainda se mantém na disputa é Gerrard com 3 assistências.



Equipes

Vamos analisar números das oito equipes que compõem essa fase.

O time de melhor ataque é o Liverpool com 22 gols marcados. Esse número pode surpreender
muita gente que não vê os ingleses com tanto potencial ofensivo. Para efeito de comparação, seu badalado conterrâneo Manchester United marcou 17 vezes até o momento. Já entre os piores ataques o alemão Schalke 04 reina absoluto, tendo balançado as redes adversárias apenas 6 vezes em 9 jogos.

Com relação às melhores defesas, o campeão é outro time inglês. O Chelsea levou apenas 4 gols, e aposta nesse sólido sistema defensivo para conquistar o inédito título. Logo atrás tendo sofrido 5 gols encontramos Arsenal, Barcelona e Manchester. Já a pior defesa é a do Fenerbahçe que tomou 12 gols.

Engraçado reparar que esse time do Fenerbahçe é ao lado do Schalke o que mais comete faltas. Ambos cometeram 173 infrações, o que dá uma média de 19 por jogo. Esse número pode ser encarado no caso do time turco como a prova de que uma boa marcação não precisa ser feita a base de faltas.

Quando analisamos a posse de bola das equipes o Barcelona reina absoluto no primeiro lugar. Os catalães detêm a bola em média 59% do tempo durante as partidas. Mesmo não sendo mais aquela equipe que encantou o mundo dois anos atrás, o sistema de jogo do Barça continua o mesmo: fazer a bola rodar o máximo possível no pé de seus jogadores.


Esse é apenas um pequeno panorama da competição com base nas estatísticas, que podem ser tanto de grande importância como não revelarem nada. O primordial é acompanhar os jogos para saber como vai terminar essa grande disputa, porque felizmente o futebol ainda é um esporte imprevisível.

Nenhum comentário: