quinta-feira, 10 de abril de 2008

Milagre alemão


A Copa Uefa pode não ter o mesmo prestígio da badalada Liga dos Campeões, nem times com um poderio econômico tão elevado, mas tem jogo bom, como o de hoje entre Getafe e Bayern de Munique.

Antes do confronto começar, na semana passada, todos apontavam o poderoso time bávaro como grande favorito contra o modesto Getafe. E esse favoritismo fazia o maior sentido, já que o clube alemão investiu pesado depois da vergonhosa temporada passada, quando não conseguiu se classificar para a Liga dos Campeões.

A primeira partida, na Alemanha, já não foi nada fácil para o time da casa, que conseguiu um empate apenas no final do jogo.

Para os que já acharam aquele jogo emocionante, o que foi visto hoje no estádio Coliseum Alfonso Pérez foi como uma final de Copa do Mundo, espetacular!

Precisando vencer, o Bayern começou sufocando o time da casa, e logo no primeiro minuto o atacante italiano Luca Toni perdeu um gol claro. Pouco depois o atacante alemão Miroslav Klose puxa contra-ataque e é derrubado por De La Red na entrada da área. O árbitro da partida considerou chance clara de gol e expulsou o zagueiro espanhol.

Com um a menos o time espanhol recuou, e o que se viu foi um jogo de ataque contra defesa. Porém, o Bayern não conseguiu ser efetivo e aos 44 viu Contra abrir o placar, a favor do time da casa, que fique claro.

No segundo tempo o time alemão se atirou para o ataque, mas não conseguia furar a defesa espanhola, não conseguia, mas conseguiu. De novo aos 44 minutos, só que agora do segundo tempo outro gol foi marcado. Depois de rebate dentro da área o francês Ribéry aproveitou a sobra e empatou o jogo, que com o resultado foi para a prorrogação.

Mais 30 minutos de jogo, mais trinta minutos de muita emoção. O time da casa começou com tudo, e antes que o Bayern pudesse perceber já estava perdendo por 3 a 1. Casquero no primeiro minuto e Bráulio aos 3 colocaram o Getafe numa posição confortável dentro do jogo, que já parecia acabado para os alemães.

Mas só parecia, já que o time da região da Bavária contava com o centro-avante Luca Toni e um improvável aliado, o goleiro do Getafe e da seleção argentina "Pato" Abbondanzieri. Aos 10 minutos do segundo tempo o goleirão argentino falhou e Toni só teve o trabalho de colocar a bola dentro do gol.

O resultado ainda não servia para o time de Munique, que ainda precisava de um gol para se classificar para a semi-final da Copa. E o gol que faltava veio! De novo dos pés dele, ou melhor, da cabeça de Luca Toni, como que para celar um dos jogos mais emocionantes dos últimos tempos, pois o gol saiu apenas aos 15 minutos no que pode ser considerada mais uma falha do goleiro argentino.

Com o resultado de 3 a 3 o Bayern se classificou para próxima fase e agora enfrenta o Zenit, da Rússia, no próximo dia 24. A classificação do Bayern fez lembrar a final da Liga dos Campeões de 1999, quando o time alemão ganhava do Manchester United até os 46 do segundo tempo mas acabou tomando a virada. Dessa vez o Bayern pareceu estar com melhor sorte.

Escalações:

Getafe: Pato, David Cortés, Rubén De la Red, Manuel Tena, Lucas Licht; Fabio Celestini, Cosmin Contra, Jaime Gavilán, Casquero, Manu, Ikechukwu Uche.

Bayern de Munique: Oliver Kahn,
Christian Lell, Lucio, Martín Demichelis, Philipp Lahm; Bastian Schweinsteiger, Mark van Bommel, Zé Roberto, Franck Ribéry, Miroslav Klose, Luca Toni.

Para estatísticas e fotos do jogo acesse o site oficial da UEFA.

Nenhum comentário: